Case Skippi: Como a implementação correta de um projeto de marca própria alavancou a produção da indústria

Indux


O final de um grande ciclo, uma planta fabril parada no ano de 2019 e receita 0 foram os fatores que motivaram a Skippi a procurar um gerenciamento correto para um projeto de marca própria

Foto de interior da fábrica da Skippi e máquina de embalagens

Renovação industrial e abordagem no mercado

Nascida em Novo Hamburgo RS, a fábrica e empresa familiar Skippi demonstra excelência industrial na categoria de produtos pet há mais de 20 anos. Atuando com industrialização, marca própria e exportação, produziu a linha Nestlé-Purina por mais de duas décadas.

Após anos focando sua produção somente nos produtos da Nestlé, a Skippi cessou as operações durante o ano de 2019. Ao voltar para o mercado em 2020, a empresa tinha como objetivo produzir marcas próprias para mais de um cliente, expandir sua produção e continuar entregando produtos de qualidade competitiva. “Após um longo período atuando com exclusividade, entendemos que poderíamos explorar o mercado como um todo e levar a qualidade dos nossos produtos a mais parceiros” comenta Marcelo Kehl, sócio proprietário da Skippi.

A parceria Indux/Skippi começou em agosto de 2019 e veio através da necessidade do suporte que a Skippi necessitava frente aos desafios constantes no mercado de marcas próprias. Poucos detalhes foram feitos para adequar as instalações da planta fabril, já que a fábrica sempre apresentou excelente qualidade em sua operação e entrega para seus parceiros, garantindo os compromissos dos mais rigorosos processos e certificações industriais como BPF, APPCC e FDA. 

Gestão estratégica e foco no projeto Skippi

Pessoa manipulando peça fabril de produto da Skippi

Por estar há 20 anos no mercado, a Skippi teve uma sólida história de produção no passado com a sua ex-parceira Nestlé, sempre produzindo com ótima qualidade produtos do segmento e, após breve pausa em sua produção e alinhamento de estratégia e objetivos futuros, deu início a uma nova era:  a era da produção das marcas próprias. 

A partir de agosto de 2019, a Indux entra com o suporte estratégico comercial e toda a preparação do solo para o kickstart da nova operação, desde a reformulação da estratégia de go to market, ao contato com os varejistas e marcas para conquistar novos clientes.  

Com toda a operação, objetivos e estratégias de abordagem alinhadas, a produção de fato começa em 2020. Atualmente a empresa conta com parceiros de grandes nomes, como Carrefour, BRF – HercoSul, Chic Dog e Churraspet etc.  “O start de qualquer unidade fabril é desafiador, contudo, com uma equipe industrial qualificada e a metodologia de projetos que a indux implementa, foi possível dar celeridade e excelência aos novos entrantes. A chave para o sucesso passa pela confiança. Quando ainda não é possível lançar mão de cases atuais, torna-se fundamental o acompanhamento constante e gerar valor aos novos parceiros.” afirma Eduardo Couto, sócio-fundador da Indux.

Resultados e projeções futuras

 Foto de gráfico indicando resultados positivos

Após um ano de produção e trabalho árduo, entregando aos seus clientes qualidade de produto líder a preços competitivos, o faturamento saiu de zero para um patamar já confortável para a saúde da indústria. 

Um dos motivos para esse sucesso é que o mercado de produtos pet e o de marcas próprias se mostram cada vez mais fortes nos últimos anos. Segundo o Instituto Pet Brasil, os números mostram um crescimento de 13,8% no crescimento total do segmento pet no país. Se combinarmos os setores de pet food e outros serviços para animais, o faturamento total é de R$46,5 bi em 2021, com o setor de pet food representando 53% desse faturamento.

O plano para seguir com esta parceria de sucesso, e poder fazer parte do crescimento da Skippi, é seguir gerindo com estratégia todos os projetos, SKUs atuais e explorar a inovação e as melhores tecnologias para nos apoiar na jornada.  

Para conhecer mais sobre os cases de parceria da Indux, acesse: http://www.indux.com.br/site/.

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