Devo utilizar minha fábrica como terceirizadora?

Indux


Entenda quais os prós e contras de atuar como terceirizadora para outras marcas

Dois funcionários caminhando pelo setor de estoque da indústria.

O mercado de private label é uma grande tendência de crescimento com cada vez mais empresas utilizando essa estratégia para competir e se destacar dentro de seu segmento de produtos.

Para as indústrias, que já possuem uma ótima infraestrutura, maquinário e processos de qualidade robustos há uma chance de adicionar receita à empresa através de produção para outras marcas: conhecido como terceirização de produção.

Neste artigo você verá:

– Por que as indústrias entram no mercado de Private Label e quais os benefícios?

– Fatores que precisam ser analisados antes da decisão

Por que as indústrias entram no mercado de Private Label e quais os benefícios?

Diversas indústrias estão entrando no mercado de private label todos os anos, o que tem sido ótimo, pois ajuda muito o consumidor final a economizar nas compras do mês, por exemplo. Isso, porque produtos private label podem ser cerca de até 30% mais baratos que o concorrente líder, mas, obrigatoriamente, tem que manter um ótimo padrão de qualidade.

Entre os principais segmentos trabalhados, o mercado de produtos alimentícios está como um dos que mais investem neste método. Carrefour e Grupo Pão de Açúcar e Raia Drogasil são exemplos de grandes redes que trabalham com marcas exclusivas.

Esses varejistas por exemplo, utilizam as marcas exclusivas, principalmente com dois propósitos: diferenciação e como forma de entregar para os consumidores melhores escolhas de produtos/

Mas, por que utilizar sua capacidade ociosa, para produzir marcas de terceiros é interessante?

Dentre os principais fatores, a diluição dos riscos é um dos mais importantes. Ao garantir que a capacidade da sua fábrica seja ocupada por projetos relevantes e que serão perenes por anos o risco de desocupação fabril é minimizado.

A capacidade ociosa disponível para ser ocupada representa para as indústrias perda de faturamento, e até em alguns casos um grave risco de perda de competitividade. Ela muitas vezes precede um rombo no fluxo de caixa, à medida que as operações ainda mantem seus custos mesmo que estes não mais sejam diluídos conforme a previsão inicial da indústria. Assim, ocupar a capacidade ociosa pode ser uma grande solução para a manutenção da saúde financeira da indústria.

Outro dos principais fatores que chamam a atenção para o modelo de negócio é a vantagem competitiva, pois a indústria que terceiriza normalmente consegue melhorar os seus processos fabris, consegue comprar maiores quantidades de matéria prima, aumentando seu poder de barganha e ganha Market share no setor de atuação de forma rápida.

Fatores que precisam ser analisados antes da decisão

O objetivo da terceirização é trazer mais produtividade, com mais eficiência e mais qualidade para o processo de fabricação de um produto, mas alguns fatores devem ser analisados antes da tomada de decisão pela terceirização. Os principais pontos que devem ser considerados são:

  • Investimento em certificações necessárias

Muitas das maiores marcas e varejistas exigem de seus fornecedores as principais certificações de qualidade disponíveis no mercado. Avaliar se o investimento condiz com o momento de sua indústria é necessário para não gerar despesas que no futuro não se paguem.

  • Demanda

Saber se a procura por uma nova opção de produto está alta e gerará os lucros necessários para que, além de rentável, o projeto seja bem-sucedido e a parceria seja duradoura.

  • Qualidade

Garantir que os equipamentos, as ferramentas e o maquinário tenham o potencial de entregar produtos com ótima qualidade, para manter o nível de excelência e trazer sentido para a proposta da parceria de gerar bons resultados e grande aceitação, baseada na confiança do consumidor na marca.

  • Organização

A organização é, também, uma forma de garantir a qualidade. O controle de estoque deve estar sempre em dia, para que a logística seja feita da melhor maneira possível e, assim, evitar atrasos e produtos danificados.

Caso vocês queiram entender mais nos detalhes as vantagens e os desafios de terceirizar para outras marcas, temos diversos conteúdos no nosso blog.   Para saber mais acesse: http://www.indux.com.br/site/.

Quer saber mais sobre as melhores oportunidades de Marca Própria através de relacionamentos duradouros com o varejo?