Produtos alimentícios terão nova rotulagem nutricional em suas embalagens

Indux


Saiba quais eram os problemas do modelo antigo e como ficou nova rotulagem nutricional de alimentos que entrará em vigor em outubro deste ano

Mulher agachada lendo o rótulo nutricional de um produto em um supermercado.

Você costuma ler os rótulos nutricionais dos produtos que compra? Essa é uma das perguntas que fez com que a rotulagem dos produtos alimentícios passasse por uma reformulação no Brasil.

Em uma matéria da Agência Brasil (2020), destacou-se a pesquisa publicada pela AgroTec, editada pelo Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde mostra que cerca de 69% dos entrevistados leem o rótulo nutricional e a data de validade dos alimentos que consomem. Esta seria uma estatística animadora, se não fosse pelos 70%, que não entendem o significado da maioria dos termos que são apresentados, como: glúten, ômega 3, gorduras trans, entre outros.

Diante desse contexto, em outubro de 2020, a Anvisa, a fim de deixar mais acessível a todos, concluiu a reformulação da nova rotulagem nutricional de alimentos, que entrará em vigor em outubro deste ano (2022).

Acompanhe neste artigo os principais problemas que a rotulagem antiga possuía e como será o novo modelo que, a partir de agora, contará também com um aviso frontal nas embalagens.

Problemas do modelo antigo de rotulagem nutricional

O rótulo que vinha sendo usado causava alguns “ruídos” na comunicação com o consumidor e isso não pode acontecer, principalmente porque, alguns anos antes da pandemia de Covid-19, a The Lancet (2017) realizou uma pesquisa onde foi concluído que a má alimentação representou um quinto dos óbitos de pessoas no mundo naquele ano, sendo 10 milhões das mortes ocasionadas somente por doenças cardiovasculares, ou seja, doenças ligadas ao coração e vasos sanguíneos.

Recentemente, em especial durante o período do isolamento social, a população começou a valorizar os hábitos saudáveis e isso refletiu em um novo comportamento de compra, de um consumidor agora preocupado com a sua saúde e mais disposto a mudar seus hábitos alimentares e, consequentemente, prestando mais atenção nos valores nutricionais dos produtos antes de comprar.

Em muito casos, os consumidores não conseguiam identificar estas informações ou se sentiam confusos quanto ao conteúdo. Os principais problemas do antigo modelo, segundo a Associação Brasileira de Embalagem (ABRE), eram:

  • Falta de padronização, gerando formatos incorretos;
  • Baixa legibilidade, principalmente em produtos pequenos;
  • Dificuldade em localizar no produto;
  • Informações não precisas das porções.

Estes motivos, somados ao baixo nível de conhecimento de termos técnicos usados nas informações, tornaram necessária a reformulação destas informações e de como ela é apresentada. Confira abaixo como ficou o novo modelo de rotulagem.

Novo modelo de rotulagem

A nova rotulagem nutricional foi desenvolvida com o objetivo de facilitar o entendimento dos consumidores e, por isso, foi adicionado também um elemento a mais para deixar a comunicação mais acessível: a rotulagem frontal.

Confira abaixo as principais mudanças feitas que sua indústria deve se atentar, para ficar de acordo:

Nova rotulagem nutricional com pontos alterados em destaque.
1.      Mudanças da rotulagem nutricional de alimentos

Além disso, conheça a rotulagem frontal, que virá em modelo de lupa na frente das embalagens dos alimentos:

Variações do novo modelo de rotulagem frontal de alimentos.
2.      Formatos e variações da nova rotulagem frontal

A nova legislação entra em vigor em 9 de outubro de 2022, sendo obrigatória para produtos lançados após a data e permitindo o prazo de até 1 ano para a readequação de produtos já ativos.

Para saber mais, acesse o site da Anvisa: https://bit.ly/3wxbL6m.

Quer saber mais sobre as melhores oportunidades de Marca Própria através de relacionamentos duradouros com o varejo?