Quero fazer marca própria na minha indústria. Por onde começar?

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Conheça os principais passos e adaptações que uma indústria deve fazer para atender marcas próprias 

Com um crescimento espantoso durante a pandemia, grandes redes varejistas como o Carrefour apresentam aumento na presença dos seus produtos de marca própria em suas prateleiras e gôndolas. 

Os produtos de private label alavancaram as vendas líquidas totais de produtos alimentares da rede, atingindo a incrível marca dos 18% no final de setembro de 2021. Isso significa um crescimento, em média, de 3% ao ano desde 2018, detendo um número de 3.125 itens de marcas próprias em suas prateleiras e gôndolas. 

Por ser um mercado em expansão, muitos players da área industrial aparecem a cada dia para abocanhar uma fatia do mercado, mas, sem preparação e estratégia, a empreitada pode se mostrar um tanto quanto desafiadora. 

Produção industrial de bebidas de marca própria

Obstáculos da porta para dentro na indústria

Ao ingressar no mercado de private label, muitas indústrias, por mais experientes que sejam, encontram diversos obstáculos. Eles fazem refletir e entender que atender clientes de marca própria é um processo complexo, que demanda adaptações e novas mudanças na empresa.

Para atender os requisitos de marca própria, as fábricas precisam garantir, principalmente, três principais pontos da porta para dentro:

A qualidade do produto deve ser igual ou superior ao líder da categoria que abordar, desde a matéria prima à embalagem, além de todo o processo utilizado na fabricação. 

O segundo ponto elementar é a gestão da qualidade da indústria que deve atender às exigências dos clientes e/ou das certificadoras nomeadas para essa etapa. Dependendo da maturidade da indústria, isso pode levar até anos e muito recurso para acontecer. 

O terceiro e último item é a questão de competitividade, que basicamente é dividido em dois pontos: compras de matéria prima e tecnologia de fábrica. A indústria deve ter uma operação que faça o seu produto chegar na gôndola mais barato que o líder pois, sem isso, ela provavelmente não conseguirá ter sucesso em private label. 

Por isso, contar com um time de especialistas que já conhecem esses desafios, pode ajudar a pular etapas e, de fato, gerir negócios lucrativos e sustentáveis. Dessa forma, você conseguirá suavizar os empecilhos de sua indústria no mercado de private label.

Funcionária em planta fabril com vestimenta de segurança completa

Obstáculos da porta para fora

Assim como os problemas dentro da indústria, é preciso conhecer e entender as demandas dos clientes, ou seja, as barreiras que estão da porta para fora da sua fábrica. 

Para que seja viável a abordagem de um novo projeto de marcas próprias em sua empresa, devemos considerar e analisar alguns pontos. São eles: 

  • Análise geral do mercado a ser explorado

Competitividade nas categorias, oportunidades para fazer marca própria, volumes e tendências de mercado;

  • Possíveis varejistas e marcas a serem atendidos

São muitas as opções uma vez que tantas redes varejistas estão no mercado. Fazer um estudo aprofundado de quais seriam os melhores parceiros para seu negócio é fundamental;

  • Gerenciamento do projeto       

Após conseguir acertar o produto e preço, é necessário garantir todo o desenvolvimento do projeto (arte, embalagem, carta gráfica, amostras) junto às marcas até a produção e distribuição dos pedidos;

  • Gerenciamento dos SKUs lançados – pós launch 

Depois do produto lançado na gôndola, é necessário fazer a gestão dos SKUs. Estudar a clusterização, precificação, promoções, espaço em loja, promotores etc. 

Com esses pontos solucionados, seu negócio tende a trilhar um caminho de sucesso na área de marcas próprias. Acesse nosso site e fique por dentro de todos os serviços oferecidos pela Indux: 

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