Sucesso da Whole Foods comprova aumento de vendas de alimentos mais saudáveis e naturais e a oportunidade por de trás deste mercado

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Conheça uma das principais redes de supermercados de produtos naturais e orgânicos do EUA e saiba mais sobre a estratégia que a tornou referência

Imagem frontal de uma unidade da Whole Foods Market.

Com o aumento do interesse dos consumidores por uma dieta mais balanceada e saudável, grandes redes de mercados têm se movimentado para buscar alternativas de alimentos orgânicos e naturais para seus consumidores. Além de trazer mais opções de produtos, este movimento pode ser visto como uma oportunidade de fidelizar seus compradores. Uma forma de alcançar este objetivo pode ser exemplificada pela estratégia que a Whole Foods Market já vem adotando desde os anos 90, o desenvolvimento de marcas próprias.

Nascida em 1980, a Whole Foods Market é um dos grandes nomes do segmento de produtos naturais e orgânicos dos Estados Unidos, e uma das maiores redes de supermercados de seu país, sendo também uma das pioneiras do movimento capitalismo consciente, termo usado para nomear o trabalho de grandes corporações que colocam o bem-estar social como um dos pilares de seu negócio.

Whole Foods e Marca Própria: o início com 365 Everyday Value

Como estratégia de vendas, a Whole Foods lançou, em 1997, a “365 Everyday Value”, sua própria linha de produtos exclusivos de ótima qualidade e preço baixo todos os dias. A adoção da estratégia fez com que a empresa se desenvolvesse ainda mais no mercado de alimentos, ganhando notoriedade no meio. Alguns dos principais produtos  que faziam parte da marca na época eram: cafés, chás, sucos, sopas, biscoitos, cereais, enlatados, ovos, leite, vegetais, entre outros.

Um ano depois, em 1998, ela lança a “Whole Kids”, uma linha inteira voltada para o público infantil, com o desenvolvimento de comidas saudáveis para o paladar das crianças, ajudando a melhorar sua alimentação desde cedo.

Em 1999, a Whole Foods lança sua centésima loja, que ficou localizada na cidade de Torrance, na Califórnia, mas, a “cereja do bolo” foi o lançamento do supermercado em Manhattan, Nova Iorque, mostrando que sua marca estava se tornando cada vez mais forte e relevante no mercado.

Inovações e tendências permanecem no caminho da rede

Nos anos seguintes, a marca continuou com um grande trabalho de gestão, conseguindo cultivar grandes campanhas, iniciativas e projetos, como a Whole Trade Guarantee, iniciativa feita em 2007, com foco em ética e práticas saudáveis para produtos importados.

Já no ano de 2008 parou de utilizar sacolas plásticas, passando a utilizar sacolas de papel totalmente recicláveis, além de movimentar uma campanha para incentivar os consumidores a levarem sacolas de casa. 

Em 2017, a Whole Foods Market foi comprada pela Amazon, por cerca de US$ 13.7 bilhões e se tornou ainda mais competitiva no seu setor. Hoje, as redes trabalham forte com a estratégia de fidelização de seus clientes para torná-los “Prime”, garantindo ao consumidor o acesso a uma série de benefícios nos mercados Whole Foods como descontos e entrega grátis em até duas horas.

Já nas lojas físicas, o ambiente é organizado e com os produtos bem expostos. Os clientes também possuem a opção de almoçar, jantar ou apenas fazer um lanche na loja, podendo ficar mais tempo dentro do local e explorar ainda mais o ambiente.

O conceito natural da loja é levado muito a sério, visto que não trabalham com alimentos que possuem gorduras hidrogenadas, corantes, adoçantes, conservantes e sabores artificiais, inclusive em suas marcas próprias, estimulando o mercado a adotar novas fórmulas para melhorar a qualidade de seus produtos, tornando-os mais saudáveis para as pessoas que os consomem.

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