Como a indústria pode aproveitar o novo comportamento do consumidor no varejo farma?

Indux


Mercado de marcas próprias farma cresce até 10 vezes mais rápido do que outros formatos de varejo

Farmacêutica em frente aos produtos comercializados no estabelecimento.

Introdução

Nos últimos anos, o consumidor tem sentido no bolso os impactos da inflação nas compras do mês, fazendo com que fique mais cauteloso na hora gastar o dinheiro. Economizar em promoções, pesquisar mais opções de preços ou, até mesmo, deixando de comprar certos produtos voltou a ser rotina na vida do brasileiro.

Segundo a pesquisa da Nielsen IQ, durante a pandemia de COVID-19, cerca de 73% dos consumidores do mundo mudaram seus padrões de gastos para poder economizar mais. No Brasil, um terço dos consumidores sofreram com a redução de renda nesse período e a preocupação com os aumentos nos preços dos produtos tornou-se a segunda maior preocupação dos brasileiros.

Varejo farma em alta

Sendo pouco afetado pela inflação e, como esperado, a saúde sendo a preocupação principal neste período, houve um aumento de vendas do setor no país. Nesse sentido as grandes redes farmacêuticas aproveitaram bem o momento, e somado com o resultado dos anos anteriores inauguraram mais de 4.500 novas lojas no Brasil, de 2015 até 2021.

Este crescimento se deu por conta do varejo farma ter sofrido menos com a alta inflação e por ter sido o canal com mais idas ao PDV neste período. Diante deste cenário, diversas redes entenderam como uma oportunidade vantajosa a de expandir o seu mix de produtos vendidos nas lojas: produtos exclusivos, de categorias como higiene pessoal, cuidados com o corpo, maquiagem e, até mesmo, alimentos começaram a ganhar mais força nos pontos físicos. Outras tendências que já estão em alta e podem ganhar ainda mais força são:

Aumento das lojas físicas, para melhorar a proximidade do consumidor com o canal;

Aumento do sortimento vendido, buscando cobrir outras formas de atingir o consumidor;

Maior número de produtos exclusivos, como ferramenta de fidelização;

Planejamento de promoções, para manter a competitividade de mercado;

O desenvolvimento de marcas próprias, em especial, é uma estratégia que vem sendo utilizada há algum tempo. Através de pesquisa realizada pela Nielsen IQ temos a confirmação de um grande aumento do interesse por parte do setor farma, trazendo mais oportunidades para as indústrias.

Marcas próprias como oportunidade

Para uma série de categorias de produtos o mercado de marca própria está abrindo novas portas. O aumento de indústrias que passaram a firmar mais parcerias estratégicas para preencherem sua capacidade ociosa, e assim aumentarem seus faturamentos, é a prova disto.

Alguns exemplos de produtos que tem conseguido contribuir positivamente para o mercado farma de marcas próprias, são:

– Fraudas descartáveis;

– Lenços umedecidos;

– Produtos para tratamento de pele;

– Bronzeadores;

– Escova para dentes;

– Maquiagem;

– Água mineral.

Segundo pesquisa Nielsen IQ, marcas próprias crescem até dez vezes mais rápido dentro do setor farma, em comparação a outros canais do varejo, como por exemplo o atacarejo.

Para a indústria, estar produzindo e se especializando em sua produção é fundamental para atender as expectativas do consumidor, melhorando cada vez mais a qualidade de seus processos. Outro ponto vantajoso é a maior abertura a negociações que aproximam as indústrias aos grandes players do mercado, firmando ótimas parcerias estratégicas e duradouras neste mercado.

Leia também nossa matéria: “Sucesso da Whole Foods comprova aumento de vendas de alimentos mais saudáveis e naturais e a oportunidade por de trás deste mercado”.

Quer saber mais sobre as melhores oportunidades de Marca Própria através de relacionamentos duradouros com o varejo?