Marcas próprias surgem como solução para o aumento dos preços de itens básicos do dia a dia do consumidor brasileiro

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O constante aumento no preço de itens básicos tem modificado as relações do brasileiro durante compras no supermercado

Pessoas na fila do caixa de um supermercado.

O constante aumento no preço de itens básicos tem gerado um “desapego” na hora do brasileiro fazer as compras do mês. Priorizar a maior economia no mercado e deixar suas marcas de confiança para um momento mais favorável passou a ser cada vez mais comum. Nesse cenário, as marcas próprias ganham ainda mais força na estratégia dos varejistas, pois trazem mais opções para as prateleiras e  podem ser até 30% mais baratas que as marcas líderes de mercado.

O investimento nesses produtos trouxe um aumento na produção industrial, principalmente do setor alimentício, que passou a preencher mais a sua capacidade ociosa, baseado na necessidade do mercado varejista de se adaptar ao momento econômico. Atualmente, grandes empresas, como Carrefour, GPA e Rede Dia Brasil tem apresentado balanços positivos na venda dos produtos de marca própria, mostrando que a estratégia vem ajudando o mercado a se manter estável.

Crescimento de marcas próprios foi maior durante o isolamento social

As vendas de marcas próprias cresceram 22,5%, segundo dados da GS Ciência do Consumo. O crescimento considera como base o mesmo mês em 2019, anterior ao começo do isolamento social, onde a inflação começou a aumentar e influenciar negativamente no poder de compra do brasileiro.

Em uma simulação feita por uma reportagem do Terra, onde sete itens básicos de alimentação foram selecionados (arroz, feijão, açúcar, café, leite, macarrão e óleo) e separados em 2 cestas, uma com marcas líderes e outra com marcas próprias, conclui-se que a cesta de marcas próprias possui o valor final da compra menor em cerca de 15%, sendo este um dos principais motivos pelo sucesso dessa estratégia.

Investimento em qualidade é um dos motivos para crescimento das vendas de MPs

Outro motivo essencial para o aumento de vendas das marcas próprias foi a maior demanda por qualidade tanto por parte dos consumidores, quanto dos varejistas, que assim estimularam o aperfeiçoamento da produção industrial, mostrando que os produtos das marcas varejistas podem ser tão bons quanto as marcas líderes de mercado e, ainda sim, serem ótimas opções de custo para o bolso dos brasileiros.

Preocupado com os constantes aumentos nos preços dos produtos, o brasileiro buscou novas opções para seu carrinho.  Assim, a partir do momento em que o consumidor experimenta, gosta e passa a comprar mais o produto, ele se torna a melhor opção e, muitas vezes, sua primeira opção de compra, fazendo com que se concretize um dos principais objetivos da estratégia de marcas próprias, a de fidelizar novos clientes.

Para saber mais sobre o assunto, acesse nossa matéria “Marcas próprias vem ganhando espaço no mercado brasileiro” ou entre em contato conosco.

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