Conheça os principais passos e adaptações que uma indústria deve fazer para atender marcas próprias
Com um crescimento espantoso durante a pandemia, grandes redes varejistas como o Carrefour apresentam aumento na presença dos seus produtos de marca própria em suas prateleiras e gôndolas.
Os produtos de private label alavancaram as vendas líquidas totais de produtos alimentares da rede, atingindo a incrível marca dos 18% no final de setembro de 2021. Isso significa um crescimento, em média, de 3% ao ano desde 2018, detendo um número de 3.125 itens de marcas próprias em suas prateleiras e gôndolas.
Por ser um mercado em expansão, muitos players da área industrial aparecem a cada dia para abocanhar uma fatia do mercado, mas, sem preparação e estratégia, a empreitada pode se mostrar um tanto quanto desafiadora.
![Produção industrial de bebidas de marca própria](https://www.indux.com.br/site/wp-content/uploads/2021/10/shutterstock_161675357-1433x955.jpg)
![Produção industrial de bebidas de marca própria](https://www.indux.com.br/site/wp-content/uploads/2021/10/shutterstock_161675357-1433x955.jpg)
Obstáculos da porta para dentro na indústria
Ao ingressar no mercado de private label, muitas indústrias, por mais experientes que sejam, encontram diversos obstáculos. Eles fazem refletir e entender que atender clientes de marca própria é um processo complexo, que demanda adaptações e novas mudanças na empresa.
Para atender os requisitos de marca própria, as fábricas precisam garantir, principalmente, três principais pontos da porta para dentro:
A qualidade do produto deve ser igual ou superior ao líder da categoria que abordar, desde a matéria prima à embalagem, além de todo o processo utilizado na fabricação.
O segundo ponto elementar é a gestão da qualidade da indústria que deve atender às exigências dos clientes e/ou das certificadoras nomeadas para essa etapa. Dependendo da maturidade da indústria, isso pode levar até anos e muito recurso para acontecer.
O terceiro e último item é a questão de competitividade, que basicamente é dividido em dois pontos: compras de matéria prima e tecnologia de fábrica. A indústria deve ter uma operação que faça o seu produto chegar na gôndola mais barato que o líder pois, sem isso, ela provavelmente não conseguirá ter sucesso em private label.
Por isso, contar com um time de especialistas que já conhecem esses desafios, pode ajudar a pular etapas e, de fato, gerir negócios lucrativos e sustentáveis. Dessa forma, você conseguirá suavizar os empecilhos de sua indústria no mercado de private label.
![Funcionária em planta fabril com vestimenta de segurança completa](https://www.indux.com.br/site/wp-content/uploads/2021/10/shutterstock_1061172467-1433x956.jpg)
![Funcionária em planta fabril com vestimenta de segurança completa](https://www.indux.com.br/site/wp-content/uploads/2021/10/shutterstock_1061172467-1433x956.jpg)
Obstáculos da porta para fora
Assim como os problemas dentro da indústria, é preciso conhecer e entender as demandas dos clientes, ou seja, as barreiras que estão da porta para fora da sua fábrica.
Para que seja viável a abordagem de um novo projeto de marcas próprias em sua empresa, devemos considerar e analisar alguns pontos. São eles:
- Análise geral do mercado a ser explorado
Competitividade nas categorias, oportunidades para fazer marca própria, volumes e tendências de mercado;
- Possíveis varejistas e marcas a serem atendidos
São muitas as opções uma vez que tantas redes varejistas estão no mercado. Fazer um estudo aprofundado de quais seriam os melhores parceiros para seu negócio é fundamental;
- Gerenciamento do projeto
Após conseguir acertar o produto e preço, é necessário garantir todo o desenvolvimento do projeto (arte, embalagem, carta gráfica, amostras) junto às marcas até a produção e distribuição dos pedidos;
- Gerenciamento dos SKUs lançados – pós launch
Depois do produto lançado na gôndola, é necessário fazer a gestão dos SKUs. Estudar a clusterização, precificação, promoções, espaço em loja, promotores etc.
Com esses pontos solucionados, seu negócio tende a trilhar um caminho de sucesso na área de marcas próprias. Acesse nosso site e fique por dentro de todos os serviços oferecidos pela Indux: