Como trazer mais eficiência energética para sua indústria ao produzir marcas próprias?

Indux


Entenda a importância da eficiência energética e como ela pode ser benéfica para sua indústria

Chefe orientando funcionário da indústria.

Introdução

A preocupação com o meio ambiente tem sido uma pauta cada vez mais presente no dia a dia das indústrias brasileiras. A busca por novas maneiras de reduzir o gasto de energia tem sido o maior desafio enfrentado pelo setor fabril, pois, além de ser mais ecologicamente correto, a sua economia colabora com a redução de gastos de toda a produção no balanço geral do ano.

O setor industrial utiliza, em média, 40% de toda da energia produzida no Brasil, sendo o campeão de consumo entre os demais setores. Diante deste cenário, algumas ações podem ser colocadas em prática para diminuir os gastos com energia nas fábricas, sendo, até mesmo a ocupação da capacidade ociosa com projetos de marcas próprias uma ótima solução para este, quando o objetivo é obter melhores índices de eficiência energética.

Oportunidades e benefícios

A partir do momento em que se percebe isso, o desafio das indústrias é conseguir reduzir o gasto de energia enquanto produz a mesma quantidade de produtos. Para alcançar este objetivo, deve se levar em conta processos e ações que sejam, de fato, sustentáveis e eficientes para sua indústria, a fim de gerar bons resultados e perdurar por muito tempo, beneficiando, assim, tanto o ambiental, quanto a área econômica.

Dentre os principais benefícios de trabalhar a eficiência energética estão:

Redução dos impactos ambientais: o comprometimento em ajudar o meio ambiente, além de necessário, é muito valorizado no mercado, pois representa o cuidado da indústria com essa questão social extremamente importante e debatida atualmente.

– Redução de despesas: a redução do consumo de energia representa, principalmente, evitar desperdícios. Dessa forma, a indústria além de aumentar sua margem lucro, consegue investir em melhorias para seguir se desenvolvendo e melhorando seus processos.

– Melhora da qualidade do ar: a diminuição da produção de gases poluentes, causados por combustíveis fósseis, também ajuda na melhora da qualidade de vida de diversas pessoas.

– Contribui para a economia: a economia de energia também gera impactos indiretos na sociedade, como no caso em que uma redução do valor final da conta de energia elétrica das pessoas no final de cada mês, abre a possibilidade desse “dinheiro extra” retornar a economia.

Eficiência energética em marcas próprias

Receber novas demandas de produção para conseguir ocupar toda a capacidade ociosa de sua indústria é sempre muito importante. Ao trabalhar novas ações sustentáveis de eficiência energética, e assim abaixar os níveis de consumo e os custos de produção, pode ser o caminho para fechar mais parcerias de produtos exclusivos.

Apesar da implementação dessa atividade ainda ser discreta no setor, incentivos vêm sendo feitos por toda comunidade internacional. Em eventos como a Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas (COP26), ocorrida na Escócia, já ficou evidenciada tal questão.

No Brasil, algumas empresas já estão trabalhando no melhor aproveitamento energético da produção. O caso que trazemos aqui é o da Minasligas, produtora de ligas de silício de Minas Gerais, que agora consegue controlar o consumo de energia, através de seu sistema de gerenciamento de controle da demanda de energia. Com esta tecnologia, a empresa consegue monitorar seu gasto energético para utilizar exatamente 100% do valor contratado, assim evitar multas por exceder o limite estabelecido para produção.

Leia também nossa matéria: “Como a indústria pode aproveitar o novo comportamento do consumidor no varejo farma?”.

Quer saber mais sobre as melhores oportunidades de Marca Própria através de relacionamentos duradouros com o varejo?